Quem somos

WEB TV AMPARO


Segundos os manuscritos do padre Manuel Pires Martins , a origem do processo de evangelização e a devoção a Mãe de Jesus, na região onde se situa a Diocese de Cachoeiro, reportam-se ao ano de 1625, com a construção de uma Igreja dedicada à Nossa Senhora do Amparo nos Montes do Castelo, atualmente região do Caxixe, próximo à Fazenda do Centro, no município de Castelo. De acordo com os registros deixados pelo padre Martins, tal templo erguido em 1625, para homenagear e abrigar a imagem da Mãe do Amparo, em 12 de novembro de 1710, foi elevado à Igreja Matriz da Paróquia dos Montes do Castelo, como sede da Paróquia Nossa Senhora do Amparo dos Montes do Castelo.

Os manuscritos lembram também que, devido aos constantes ataques por parte dos índios (a quem se refere como “bugres botocudos” - assim chamados por causa de seus adereços, madeiras enfiadas nos lábios e orelhas) e a pobreza que afetou a região, em 1765, os habitantes migraram para o Sítio Itapemirim, levando, sob os cuidados do Padre Amaro Carneiro da Silva, além do desejo de encontrar um lugar seguro, a Imagem de Nossa Senhora do Amparo. Com ela, a devoção viva à Mãe do Amparo chega em nosso litoral.

O ano de 2008, sob o governo pastoral de Dom Célio Oliveira Goulart, foi marcado pelas festividades dos 50 anos de criação da Diocese de Cachoeiro - a abertura oficial ocorreu no dia 17 de fevereiro e o encerramento no dia 30 de novembro, ambos em Celebrações Eucarísticas presididas pelo Pastor diocesano. Na ocasião da celebração do Jubileu de Ouro da Igreja Diocesana, atendendo ao pedido do Conselho Presbiteral da época, o bispo diocesano reconhece e decreta Nossa Senhora do Amparo como copadroeira da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Com sua chegada em 20 de março de 2021, o 5º pastor a conduzir a Igreja Diocesana, Dom Luiz Fernando Lisboa, traz o anseio de uma Igreja ainda mais presente e atuante junto aos meios de comunicação social. Em novembro desse ano, ao esboçar a criação do Vicariato Episcopal para a Comunicação, expressa o seu desejo de uma Web TV com conteúdos voltados para formação humana e cristã. Assim, no dia 29 de junho, por ocasião da Festa de São Pedro, Padroeiro da Igreja Particular de Cachoeiro, nasce oficialmente a Web TV Amparo, como novo espaço de comunicação da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, A Web TV surge como um novo meio de comunicação para que, em unidade com os já existentes veículos oficiais da Diocese - tais como o site, a Rádio Diocesana e os demais meios existentes nas paróquias, encontre os melhores caminhos para evangelizar via internet, investindo em uma programação de cunho informativo/formativo, com espiritualidade e entretenimento. Ainda possui o papel de permitir à Igreja Diocesana dispor de um acervo de vídeos com o registro dos seus importantes acontecimentos religiosos.

A nominação desse novo canal como Web TV Amparo demonstra claramente o desejo de homenagear Aquela que testemunha, dia por dia, cada passo, cada derrota, cada vitória, cada oração, cada alegria, cada esperança, cada avanço e retrocesso dado por meio dos ideais e propostas que a Igreja Diocesana, caminhando atrás do Cristo, vai delineado em vista do Reino de Deus.


Pe. José Carlos Ferreira da Silva
Vigário Episcopal para a Comunicação